INSS
O INSS é um órgão fiscalizador direcionado a averiguar as contribuições previdenciárias, verificando condições como:
- Se há registros de todos os funcionário;
- Se há pagamento de pró-labore aos sócios;
- Se as contribuições previdenciárias estão sendo calculadas corretamente;
Receita Federal
Já a Receita Federal é encarregada de inspecionar as movimentações financeiras e os pagamentos dos impostos. Os principais pontos analisados são:
- Entrada e Saída de Notas Fiscais;
- Livro Caixa;
- Registros financeiros;
- Contabilidade (quando o negócio é obrigado a ter esse registro).
Prefeitura ou Secretaria da Fazenda do Município
Com um papel fiscalizador semelhante à da Receita Federal, esse órgão, tratara da regularidade do pagamento dos tributos municipais:
- ISS (Imposto sobre serviço)
- ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Serviços )
- IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana)
Estado ou Secretaria da Fazenda do Estado
Dispõe de uma ação fiscalizadora similar a abordada pela prefeitura e a Receita Federal, porém com foco nas taxas estaduais como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), e além disso, analisa as informações financeiras cruzando com o pagamento e recebimento de outras companhias.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária supervisiona quando sua atividade pode trazer riscos biológicos, químicos ou físicos à saúde dos colaboradores e da sociedade em geral. Os cenários mais comuns é quando há manipulação de alimentos, medicamentos ou estético.
Corpo de Bombeiros
A averiguação realizada pelo Corpo de Bombeiro tem o objetivo de verificar as possibilidades de acidentes e incêndios no local de trabalho. Depois do diagnóstico, quando necessário, notificam a empresa a adotar medidas de segurança, como por exemplo, a colocação de extintores, ou interdição do local em casos extremos.