Fala time!
Sabemos que dinamismo de mercado e expertise dos clientes são os principais desafios da Orteconte neste nosso cenário, visto que a expectativa pelo resultado dos serviços exige Compliance (precisão e assertividade na entregas).
Além disso, o volume de tarefas por exemplo, do departamento pessoal geral, inicia o mês a média de 47% das tarefas na proporção do que se encontra no fim do mês. Fazendo com que o tempo seja crucial para entrega de todas as demandas. E neste cenário como gerir o tempo?
1 – Analisar a Dashboard
Entender que as tarefas tem um grau de urgência e complexibilidade diferentes e conseguir liberar as mais simples com maior agilidade facilita a identificação em um número maior de tarefas a que se devem ser dado maior atenção.
2 – Fazer um planejamento das demandas recorrentes
Investir pelo menos 5 minutos do seu tempo em planejar a parte das rotinas que são recorrentes durante o mês, pactuando prazos de processos internos e ajustando prazos com clientes;
3 – Começar as atividades e sempre que possível ir até o fim delas
Sempre que começar uma atividade, esforçar-se ao máximo possível para dar sequência até o final para que consiga entregar a atividade completa sem ter quebra na base de raciocínio, além de ser uma atitude mais produtiva também é uma vantagem para a sua saúde mental , visto que manter várias coisas simultâneas na mente pode causar até estafa mental.
4 – Manter o foco das atividades
Durante o dia é normal sermos constantemente tirados do foco por inúmeras coisas que acontecem ao nosso redor, desde uma demanda, uma pausa para conversa ou até mesmo um pássaro na janela de nossas salas, isso é bastante comum pois somos humanos e suscetíveis a incitabilidade, (resposta ao estímulo de ambientes dinâmicos), essa dispersão geralmente no ocasiona em desvio de atenção e nos induz ao erro. Por isso, é muito importante revisar todos os trabalhos e fazer uso de bloqueadores quando a tarefa exige extrema concentração.
5 – Excesso de carga horário não resulta em produtividade
É costumeiro e até comum entre nós, esticar a jornada de trabalho para entregar serviços e cumprir os nosso prazos, porém a ciência nos traz referências de que os excessos e o cansaço acumulado reduzem os nossos índices de assertividade e também de raciocínio, afetando a saúde, a qualidade de vida, e podendo ocasionar insônia, cansaço e ansiedade, além de distúrbios do sono. Para isso os excessos constantes devem ser sinalizados ao seu gestor para organização da grade de trabalho e responsabilidade em busca de equilíbrio de jornada.